Livro Maravilhoso e que mostra como a ganância pode acabar com um paraíso criando coisas inúteis e gerando uma expectativa nas pessoas de comprarem algo que não necessitam para viver.
Como a mágica pode ser destruída pela ganância, pela maldade. E como compramos “Nãonecessidade”, coisa-fútil-de-muita-utilidade e com isso destruímos todo um ecossistema.
O livro é tão bom quanto o filme, são mídias diferentes e não podemos comparar, mas recomendo os dois. O livro foi escrito em 1971 e parece cada vez mais atual, contendo uma crítica ao consumismo, a ganância e de quebra ao sistema capitalista. Trata-se uma fábula com mensagem de ambientalismo, em que se explora o tema da ganância de grandes corporativistas que ignoram os danos causados ao meio ambiente.
“O Logradouro do Lórax fica nos confins da cidade, onde o capim-cimento se espalha por todo lado e nenhum pássaro canta, a não ser uns velhos e rabugentos. Mas o que é o Lórax? E por que tudo está tão devastado? Nesta fábula sobre a preservação do meio ambiente, os leitores vão conhecer essa criatura peculiar, que é o protetor das árvores de Trúfula ― com copas coloridas, macias e cabeludas! ―, e seu grande adversário, o Erumavez, que não via nenhum problema em derrubar as árvores para fabricar suas ‘nãonecessidades’. Edição bilingue, com tradução da poeta Bruna Beber e curiosidades sobre o autor mais popular dos Estados Unidos!”
O Lórax
Autor: Dr. Seuss
Ilustrações: Dr. Seuss
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 78