Uma obra que foi escrita por quem sabe contar uma boa história. Recheada de insights maravilhosos que abrem para a criança viajar.
Podemos apresentar o respeito a natureza e sua preservação, o olhar e a escuta aos animais que também dividem esta casa chamada Terra, e, muitas vezes, destruímos seus lares, por vários motivos, e esses não podem nem gritar.
Nesta obra podemos ouvir, ver e dar risada com todos os personagens dessa fábula moderna e de quem foi a culpa por secar a lagoa?
Do boi Zaqueu? Tatu Raul? Joaninha Cidinha? Formiga Alzira? Cigarra Farra? Galo Pavaroti? Sapo Durval? Grilo Cirilo? Borboleta Zureta?
Com ilustrações que compõem toda a arte poética dessa obra podemos ver o encanto que nosso pequeno sente ao ler essa maravilha.
Podemos observar a apresentar a culpa, de uma forma lúdica, e vermos que no fim o problema é de todos e como em sociedade temos que dar as mãos para que nada falte e todos possam desfrutar da natureza.
Por isso não podemos ficar colocando a culpa no outro e sim ver o que estamos fazendo, se contribuímos para agravar ou melhorar toda a situação.
Podemos falar que o tema de hoje foi avós, temos a destemida colecionadora de maravilhas, árvores e boas histórias, além de ser um pouco estabanada, Vó Filó. E a medrosa Elise, mas que teve a vida transformada quando uma coisa maravilhosa entrou pela janela e com ela vieram outras maravilhas.
Podemos em primeiro momento ter medo de coisas novas, ainda mais quando não dominamos a situação, mas que podemos encontrar maravilhas e isso ser o encanto de todo o nosso dia.
Vale a dica de nossa querida Vó Filó, sempre saia de casa com uma sombrinha e um belo chapéu, pois quem não usa é muito deselegante, segundo ela.
Autora: Magda Trece
Ilustrações: Monise Pedrosa
Editora: Gryphon Edições
Páginas: 27