O PATO MANDÃO

Se quer conhecer alguém, dê poder a ela e verás como realmente é! Já dizia o filósofo Maquiavel. O poder corrompe a pessoa de um jeito ou de outro, a ponto desta querer se manter nesse status por muito tempo, de preferência que consiga passar como herança para os filhos e netos, tipo uma casta de um feudo monarquista. 

Podemos observar bem isso na democracia, políticos que se perpetuam no poder para sempre e arrumando um “esquema” para colocar filhos e parentes, para todos sugarem o leite farto das tetas do Estado.

“Em toda administração há aqueles que pensam que o poder é eterno, e começam a pisar nas pessoas, se achando soberanos (superiores), mesmo sabendo que dias atrás ocupavam o mesmo cargo dos seus subordinados.”

Assim como o poder do anel em: O Senhor dos Anéis, corrompia que a ele possuía ou desfigurava se possuísse por longo tempo, assim é o poder e isso se caracteriza em nossa frágil democracia e seus ditos defensores de interesses pessoais e não coletivos.

Outro problema do poder é considerar o bem público como sendo particular, isso vai desde a guarda de documentos históricos, onde a professora responsável não deixa os alunos terem acesso às peças e vai até os políticos que usam a máquina pública para ajudar os parentes ou repassar informações sigilosas para terceiros se beneficiarem e enricar.

Essa obra ilustra bem essa situação, o pato assume o cargo de administrar a lagoa e em pouco tempo tiraniza todos os amigos com regras e mais regras de uso do bem coletivo a ponto de ser ele o único a usufruir da lagoa.

Mas para o bem de todos, este consegue ver o mal que fez e corrige tudo a ponto de não estragar toda a harmonia de uma sociedade.

Temos que tomar cuidado também com a saúde de nossos pequenos, pois podemos ser tiranos em nosso lar, mantendo uma postura e arrogância que podem atrapalhar ou estragar o convívio dentro de casa, levando sequelas para a sociedade dessa criança.Estar em uma posição de poder requer muito diálogo e reflexão sempre, além de uma escuta ativa para poder receber as críticas e saber ligar, como também, corrigir o que não está certo em nossas atitudes.

Link Para Compra: amzn.to/3nfu3Ds

O PATO MANDÃO

Autor(a): ALISON RITCHIE

Ilustrações: HANNAH GEORGE

Editora: Ciranda Cultural

Páginas: 26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *